quarta-feira, 25 de março de 2015

Resumo para a prova de História


Revolução francesa, Napoleão e chegada da família real no Brasil 


  1. Acontecimentos históricos da revolução , antecedentes .
      Sistema feudalista , 3 Estados : clero, nobreza e burgueses e camponeses , sendo que os dois primeiros não pagavam impostos . A frança estava quebrada por causa da Guerra dos 7 anos contra a Inglaterra, financiamento da independência dos EUA, gastos excessivos de reis absolutistas

    2. Ideais iluministas no mundo 

     Os princípios do Iluminismo  como  a liberdade , fraternidade, igualdade, criação de escolas , liberdade religiosa , emancipação e uso da razão  tiveram seu centro na França .Com a revolução francesa e a dominação de Napoleão esses ideais forram sendo espalhados para os outros países com cada conquista de Napoleão sobre um deles
   
   3-4. Revolução : movimento da burguesia . Não lutava pelo direito de todos
       Estados gerais : voto por cabeça ou por Estado .Foi decidido que seria por Estado , o que prejudicava o 3º que era o maior.
      Assembléia nacional constituinte: o 3º Estado convocou para criar uma constituição para a França , com o objetivo de limitar o poder do rei , mas a notícia que o rei iria reprimir a assembléia  rebelou a população.
     Em pouco depois a Assembleia Nacional Constituinte declarou abolida a servidão, os dízimos e os privilégios do clero e da nobreza. Nacionalizou os bens da Igreja e determinou sua submissão ao Estado francês.
      Napoleão - desfecho do fim da revolução
      Representa os burgueses  que criam a guarda nacional

   5. Divisão dos Estados no começo 
 
   1º  Clero
   2º Nobreza
   3º Burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses

  6. Quais são as mudanças na época dos jacobinos ( classe média e baixa) no poder

    O período do terror , que as pessoas eram guilhotinadas á qualquer momento . Reforma agrária, exército de um milhão de homens, educação primária gratuita e laica, fim da escravidão nas colônias.

7. Napoleão. Como chegou ao poder ?

   Percebeu que o povo estava assustado com  a forma que os Jacobinos estavam governando e depois o governo dos girondinos que também estava enfraquecido e desunido .Ele foi fazendo o seu próprio marketing e se tornando popular entre o povo. Golpe do 18 brumário , Napoleão faz um golpe de Estado e instala o consulado , que ele mesmo detinha o maior poder.


8. Diretório X Assembléia nacional constituinte 
   Diretório :O Diretório era um órgão composto por cinco membros, cuja função era administrar o país, apoiado por duas assembleias: a Assembleia dos Anciãos, formada por políticos mais velhos; e a Assembleia dos Quinhentos.
   Assembléia nacional constituinte : criar as leis , a constituição que limitava  o poder do clero e nobreza
9. Napoleão. Chegada no poder e suas realizações 

    Chegou ao poder por meio do golpe do 18 brumário e fez o consulado , que dividia o poder com outras pessoas , mas na verdade ele que detinha todo o poder. Plebiscitos  levam ao título de " Imperador dos Franceses ".
Criou escolas públicas , Estado laico , Código civil napoleônico em que aparentemente todos eram iguais perante a lei . Indústrias.

10. Jacobinos. Como chegaram, o que fizeram e como saíram do poder ?

     Depois da morte do rei os jacobinos começaram a sua 1ª república. Reforma agrária, exército de um milhão de homens, educação primária gratuita e laica, fim da escravidão nas colônias, voto universal masculino. Mas , começou uma época de terror em que todo mundo tinha medo de ser guilhotinado, culpa princialmente de Robespierre que também assassinou Marat , que era do mesmo partido . Os girondinos percebendo toda essa bagunça executam o Golpe do 9 termidor .

11. Golpe do 18 Brumário 

     Com apoio da burguesia, dos políticos e do exército, Napoleão deu o golpe, fechando a Assembleia do Diretório. Foi a consolidação da burguesia no poder.

12. Socioeconomia da França - Napoleão 

   O maior problema era os nobres contra os burgueses , não a Inglaterra, que era o país que Napoleão tinha a maior rixa.

13.Bloqueio continental 

   Como Napoleão tinha perdido para a Inglaterra na batalha de tralfagar, queria enfraquecer ela de outro jeito , bloqueando seu comércio com os países da Europa , a isolando. Portugal e Rússia não aderiram . Portugal principalmente pelas fortes relações econômicas com a Inglaterra, o que resultou na fuga da família real para o Brasil.

14. Chegada da coroa no Brasil 

     Após a recusa da participação do bloqueio continental, a corte portuguesa veio ao Brasil. Em novembro de 1807, sob proteção da força naval inglesa, D. João, sua linhagem e a nobreza que o rodeava mudaram-se para o Brasil. Após a chegada da linhagem real, Dom João determinou a abertura dos portos aos países amigos e principalmente para a Inglaterra e a autorização para a instalação de indústrias. Depois acaba o pacto colonial e eles declaram que o brasil vai virar Reino Unido.

15.Napoleão e Brasil
    Napoleão , indiretamente forçou a Brasil a se desenvolver. Por que ele foi o motivo da familia real ter fugido.O rei de Portugal transferiu a capital de seu governo para o continente americano. O governo de D. João VI criou muitos prédios importantes, como o Banco do Brasil. Com o Iluminismo, ele trouxe o acesso à escola. Também criou o primeiro jornal do brasil, o jardim botânico, a biblioteca real, etc.

16. Napoleão x Rússia
    Por causa da não ingressão da Rússia no Bloqueio Continental, Napoleão decide atacar a Rússia. Porém perde o ataque para o frio.  União dos países na batalha das nações.Com o fracasso ele é preso e levado a ilha de Elba.

17. Situação política do Brasil
A transferência do Estado Português para o Brasil foi fundamental para que nosso país pudesse encaminhar seu processo de emancipação política. Em 1820, ocorre a Revolução do Porto, na qual revolucionários passam a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição. Com esta pressão, D. João VI decide finalmente voltar para Portugal em abril de 1821.

18. Declínio de Napoleão 
    Napoleão liderou uma série de guerras, expandindo o domínio francês. Em algum tempo o exército francês se tornou o mais poderoso da Europa. Em 1805 a França tentou invadir a Inglaterra, mas foi derrotada. Decorrente deste fato o governo Napoleônico tentou enfraquecer a Inglaterra outras formas, como o Bloqueio Continental. Com a derrota da França, a Rússia encorajou os ingleses, austríacos, russos e prussianos a tomaram Paris. Eles invadiram e capturaram Napoleão enviando-o para a Ilha de Elba. O trono francês foi entregue a Luís XVII.
Porém ele foge e volta para a França, e expulsa a família real, porém seu poder durou apenas 100 dias. A coligação militar da Europa se reorganizou e derrotaram definitivamente Napoleão na Batalha de Waterloo. Napoleão foi mandado para a Ilha de Santa Helena, onde ficou até sua morte.

19.20. Período Joanino 
O rei de Portugal transferiu a capital de seu governo para o continente americano. Escoltados por embarcações britânicas, cerca de 10 mil pessoas vieram para o Brasil. Em troca da escolta da Inglaterra para os Portugueses, Portugal devia abrir os portos e acabar com o pacto colonial. Porém não foi interessante para o Brasil, pois as manufaturas nacionais não conseguiam ter o mesmo patamar das inglesas.
O governo de D. João VI criou muitos prédios importantes, como o Banco do Brasil. Também criou o primeiro jornal do brasil, o jardim botânico, a biblioteca real, etc. Em 1820, um movimento revolucionário lutou pelo fim da condição política secundária de Portugal. A chamada Revolução do Porto criou um governo provisório e exigiu o retorno de Dom João VI a Portugal, e temendo a perda do seu poder ele voltou pra Portugal e deixou o seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.
   


  Laura e Matheus 


      
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário