quarta-feira, 25 de março de 2015

Revolução Francesa e a Era Napoleônica - História





1) Acontecimentos Históricos da Revolução Francesa


A economia francesa passava por uma crise, mais da metade da população trabalhava no campo, porém, vários fatores (clima, secas e inundações), pioravam ainda mais a situação da agricultura (crise agrícola) fazendo com que os preços subissem, e nas cidades e no campo, a população sofria com a fome e a miséria. O povo tinha que arcar com todas as despesas do 1º e 2º estado. Pretendiam combater, dentre outras coisas, o absolutismo monárquico e os gastos excessivos dos reis absolutistas, da nobreza e do clero.
A guerra dos 7 Anos ocorreu entre a Inglaterra e a França no séc. XIX. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a Inglaterra resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra. A população da França era a maior do mundo, e era dividida em três estados: clero (1º estado), nobreza (2º estado) e povo (3º estado).


2) Ideias iluministas no mundo


O iluminismo foi um movimento global que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Os principais pensadores Iluministas foi a cidade de Paris. Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influência cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “ideias perigosas”.

3) e 4) Revolução

         A Assembleia Nacional Constituinte, estabelecida entre 1789 e 1792, aboliu o voto por estamento e deu condições para que novas práticas fossem fixadas ao contexto político francês. Contando com a intensa participação da burguesia e dos camponeses, a Revolução ganhava força nas ruas, campos e instituições francesas. Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão deu fim a qualquer dispositivo legal que diferenciava juridicamente as classes sociais francesas e fez em 1791, uma nova constituição vigorar na França. 
        Os Estados-Gerais se reuniram em Versalhes em 5 de maio de 1788. Era composto pelos notáveis (primeiro e segundo estados) e o terceiro estado. Embora o terceiro estado possuísse mais deputados, a vantagem era dos notáveis já que o voto era por estado e não por indivíduo. Assim sendo, unidos, o primeiro e o segundo estados sempre sairiam vitoriosos nas votações. O terceiro estado insistia que o voto fosse individual mas o rei sustentou seu apoio aos notáveis, o que levou os terceiro estado a se retirar e se reunir separadamente na quadra do Jogo da Péla, afirmando que não iria se dispersar até que o rei aceitasse uma constituição que pusesse limites ao seu poder e se auto-proclamaram “Assembléia Nacional”.
            

5)  Divisão dos Estados.
·         1º Clero. Ele contava com cerca de 120 mil religiosos divididos em: alto clero (composto por bispos e abades, muitos destes, proprietários de terras) e o baixo clero (formado por padres, monges e abades de pouca condição).
·   2º Nobreza. Entre os nobres existiam aqueles integrantes da nobreza provincial (proprietária de terras) e a nobreza de toga (composta por burgueses que compravam títulos de nobreza da Coroa).
·   3º Burgueses, Em seu topo localizava-se a burguesia, subdividida em três outras categorias. A primeira delas era a alta burguesia formada por banqueiros, agiotas e grandes empresários. Logo em seguida, vinha a média burguesia composta por empresários, professores, profissionais liberais e advogados. Por último a pequena burguesia formada por artesãos, lojistas e pequenos comerciantes.


6) Quais são as mudanças na época dos Jacobinos?
Entre 1792 e 1794, os jacobinos lideraram o processo revolucionário na França, período que ficou conhecido como "Terror". Foi uma época em que ocorreram muitos assassinatos de opositores políticos, principalmente de monarquistas e girondinos (grupo composto pela alta burguesia francesa).
Os principais ideais defendidos pelos jacobinos era a eliminação da monarquia na França, a Abolição da escravidão nas colônias francesas, uma educação para todos, o uso da violência contra os opositores da revolução, o fim de todos os privilégios do clero e da nobreza na França, a ajuda aos necessitados, o controle de preços de produtos de primeira necessidade e etc.

7) Napoleão – Como chegar ao poder

Com o Golpe do 18 Brumário Napoleão Bonaparte chegou ao poder. Mesmo com uma grande instabilidade política e econômica na França, Napoleão recebeu forte apoio da burguesia que defendia um governo forte para pacificar o país e gerar um ambiente de ordem.
Os políticos do Diretório deram a Napoleão o apoio necessário e propuseram o uso da força militar para que ele assumisse o governo. Com apoio da burguesia, dos políticos e do exército, Napoleão deu o golpe, fechando a Assembleia do Diretório. Foi a consolidação da burguesia no poder, que já vinha acontecendo desde a Revolução Francesa de 1789.
O Código Napoleônico é o código civil francês outorgado por Napoleão Bonaparte e que entrou em vigor a 21 de março de 1804. Aprovado legalmente três dias depois, o livro reúne as leis ligadas ao direito civil, penal e processual a serem observadas pelo povo francês. 

8) Diretório x Assembleia nacional constituinte.
Assembleia Nacional Constituinte foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamento ou estados. O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza. Uma das principais decisões desta assembleia foi a adoção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. 

Caracteristicas:


  • Tentativa de conciliação com a burguesia e a nobreza bem bangueliz 
  • Tentativa de manter o parlamento como modelo da Inglaterra 
  • Tentativa de limitar o poder do rei e excluir as massas populares na participação política 
  • Fase moderada, porém com duas ações violentas: 
  • Tomada da Bastilha. Ocorreu por dois motivos: busca de armamentos e questionamento do poder do rei. 
  • Período do Grande Medo: castelos foram incendiados e títulos foram rasgados.
 O Diretório era um órgão composto por cinco membros, cuja função era administrar o país, apoiado por duas assembleias: a Assembleia dos Anciãos, formada por políticos mais velhos; e a Assembleia dos Quinhentos.

9) Como Napoleão chegou no poder e as suas realizações.

Em 1799, Napoleão Bonaparte tomou o poder na frança por meio de um golpe de estado apoiado pelos burgueses e militares.Criou o Banco da França em 1800. Com Napoleão foi observada uma França fortalecida economicamente. Reconheceu como o principal meio de formação de novos cidadãos franceses deu prioridade a educação. Estabeleceu o Código Napoleônico em 1804.
É interessante que está em vigor até hoje, porém, com mudanças legislativas mais atuais.

10)Como os Jacobinos chegaram no poder, o que fizeram e como saíram?

Depois da morte do rei os jacobinos começaram a sua 1ª república. Os Jacobinos eram a pequena burguesia e representava populares. Eles sentavam-se à esquerda da sala na Assembléia Nacional, defendiam a implantação da República; Sufrágio Universal, fim da escravidão, tabelamento de preços e a Reforma Agrária. Quando Robespierre foi preso e executado na forca em 1794, os jacobinos foram proibidos de continuarem suas atividades na França e com isso os Girondinos voltaram ao poder e com o processo revolucionário.
A Lei do Máximo baseia-se em uma lei criada no decorrer da 3ª etapa da revolução francesa, que previa: 
-Tabela de alimentos; 
-Venda de bens da igreja; 
-Ensino público obrigatório; 
-Fim da escravidão. 

11)Golpe do 18 Brumário

O 18 de Brumário foi um golpe de Estado comandado por Napoleão Bonaparte na França. Há exatamente 200 anos, o general Napoleão Bonaparte chegava ao poder na França, através de um golpe de Estado, assumindo o comando da França revolucionária.
O famoso golpe do 18 Brumário foi articulado por setores da alta burguesia - os girondinos - junto ao exército, para por fim a instabilidade política reinante no país.
Desde 1794, após a derrubada de Robespierre, a burguesia havia retomado o controle da revolução, no entanto o novo governo - o Diretório - enfrentava sucessivas revoltas internas, organizadas por grupos populares de tendência jacobina, assim como a ameaça externa, representada principalmente pela Áustria.
Essa situação não representava apenas uma ameaça ao poder da burguesia, mas principalmente às suas conquistas sociais e econômicas.
Os movimentos populares representavam uma ameaça direta aos privilégios burgueses, enquanto que a Áustria pretendia promover a restauração da velha ordem monarquista. Foi nesse contexto que desenvolveu-se o golpe: através da ação do exército, a burguesia buscou estabelecer no país um governo estável, forte, que eliminasse a possibilidade de participação política da plebe de Paris e de seus líderes "radicais". Somente um governo militarizado poderia garantir as conquistas burguesas da revolução.
Napoleão Bonaparte, líder do golpe, governaria a França por cerca de 15 anos, com um poder cada vez mais centralizado.

12) Socioeconômico da França

A sugestão de todas as classes pagar impostos não foi vista com bons olhos pela nobreza e pelo clero. O 3 estado estava cansado de bancá-los pois eles gastavam mais do que podiam consumir.

13) Bloqueio Continental: Rússia e Portugal não aderiram

O Bloqueio Continental foi um decreto que consistia em impedir o acesso a portos dos países dominados pelo Império Francês a navios do Reino Unido da Grã Bretanha (Inglaterra) e Irlanda. Com isso, o principal objetivo era isolar economicamente as Ilhas Britânicas.

O Governo de Portugal se recusava a aderir ao bloqueio devido á sua aliança com a Inglaterra, da qual era extremamente dependente. A Inglaterra reagiu, e os navios abordados em alto-mar eram capturados e vendidos em leilão, além de ter toda a carga sequestrada.

Em agosto de 1807, Napoleão enviou um ultimato ao Príncipe Regente de Portugal, D. João. Ou ele rompia com a Inglaterra, ou Portugal seria invadido pelas tropas francesas. Mas, a Inglaterra ofereceu proteção à Família Real Portuguesa e forçou D. João á aceitar o embarque para o Brasil.

14) Chegada da Coroa no Brasil

Após a recusa da participação do bloqueio continental, a corte portuguesa veio ao Brasil. Em novembro de 1807, sob proteção da força naval inglesa, D. João, sua linhagem e a nobreza que o rodeava mudaram-se para o Brasil. Após a chegada da linhagem real, Dom João determinou a abertura dos portos aos países amigos e principalmente para a Inglaterra e a autorização para a instalação de indústrias. Depois acaba o pacto colonial e eles declaram que o brasil vai virar Reino Unido.


15) Napoleão e Brasil

O rei de Portugal transferiu a capital de seu governo para o continente americano. O governo de D. João VI criou muitos prédios importantes, como o Banco do Brasil. Com o Iluminismo, ele trouxe o acesso à escola. Também criou o primeiro jornal do brasil, o jardim botânico, a biblioteca real, etc.

Vinda da família, indústria, escolas, desenvolvimento, banco do Brasil.

16) Napoleão x Rússia

Por causa da não ingressão da Rússia no Bloqueio Continental, Napoleão decide atacar a Rússia. Porém perde o ataque para o frio. Com o fracasso ele é preso e levado a ilha de Elba.

Por causa do bloqueio continental, exército de napoleão fracassado, princípio do fim.

17) Situação política do Brasil

A transferência do Estado Português para o Brasil foi fundamental para que nosso país pudesse encaminhar seu processo de emancipação política. Em 1820, ocorre a Revolução do Porto, na qual revolucionários passam a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição. Com esta pressão, D. João VI decide finalmente voltar para Portugal em abril de 1821.

Deixa de ser colônia -> reino unido Família real volta para Portugal. Napoleão: Espírito de Independência.

18) Declínio de Napoleão

Napoleão liderou uma série de guerras, expandindo o domínio francês. Em algum tempo o exército francês se tornou o mais poderoso da Europa. Em 1805 a França tentou invadir a Inglaterra, mas foi derrotada. Decorrente deste fato o governo Napoleônico tentou enfraquecer a Inglaterra outras formas, como o Bloqueio Continental. Com a derrota da França, a Rússia encorajou os ingleses, austríacos, russos e prussianos a tomaram Paris. Eles invadiram e capturaram Napoleão enviando-o para a Ilha de Elba. O trono francês foi entregue a Luís XVII.
Porém ele foge e volta para a França, e expulsa a família real, porém seu poder durou apenas 100 dias. A coligação militar da Europa se reorganizou e derrotaram definitivamente Napoleão na Batalha de Waterloo. Napoleão foi mandado para a Ilha de Santa Helena, onde ficou até sua morte.

19) e 20) Período Joanino

O rei de Portugal transferiu a capital de seu governo para o continente americano. Escoltados por embarcações britânicas, cerca de 10 mil pessoas vieram para o Brasil. Em troca da escolta da Inglaterra para os Portugueses, Portugal devia abrir os portos e acabar com o pacto colonial. Porém não foi interessante para o Brasil, pois as manufaturas nacionais não conseguiam ter o mesmo patamar das inglesas.
O governo de D. João VI criou muitos prédios importantes, como o Banco do Brasil. Também criou o primeiro jornal do brasil, o jardim botânico, a biblioteca real, etc. Em 1820, um movimento revolucionário lutou pelo fim da condição política secundária de Portugal. A chamada Revolução do Porto criou um governo provisório e exigiu o retorno de Dom João VI a Portugal, e temendo a perda do seu poder ele voltou pra Portugal e deixou o seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário