quarta-feira, 11 de março de 2015

Globalização, Blocos econômicos e Os países-baleia do Sul


Globalização e os blocos econômicos

  • ·        Do mundo bipolar á multipolarização: - fim da segunda guerra mundial-  começo da guerra fria ( divisão entre EUA- capitalismo e URSS –socialismo) . Com a decadência do socialismo e a predominância do capitalismo surgiram os blocos econômicos:

EUA: América
Japão: bacia do Pacífico
União Europeia: continente Africano e Oriente Médio

  • ·        Globalização á regionalização: internacionalização, abertura de fronteiras, massificação cultural- mídia, internet, desigualdade.

  • ·       As etapas da integração:


1.     -Zona de preferência tarifaria: oferecer tarifas privilegiadas para o grupo de países que pertence a esse tipo de mercado.
2.     -Zona de livre comércio: tem a finalidade de livre comércio entre os membros do bloco
3.     -União aduaneira: abolição das tarifas alfandegárias e adota uma tarifa externa comum (TEC) aos produtos de todos os países membros para países extra-bloco.
4.     -Mercado Comum: integração no qual não fica só nas tarifas de importação, mas tende a padronizar as legislações econômicas, trabalhistas, ambientais, livre circulação de pessoas, serviços e capitais, etc.
5.     –União econômica e monetária:. O seus principais objetivos são: Criar uma política monetária comum, criação de uma moeda comum e criação de um banco central comum.

  • ·        Os principais blocos regionais

  •    A  ideia de unir países para fortalecer suas economias surgiu na 
  •     Europa, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação 
  •    da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca).

1.     Nafta, 1988: zona de livre comércio entre Canadá, EUA e México- migração ilegal para o states.
2.     União Europeia: bloco em estágio mais avançado de integração possui união monetária desde 1999.Desafios: grande heterogeneidade econômica e cultural 
3.     MERCOSUL, 1991: união aduaneira feita no Tratado de Assunção Membros efetivos: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em processo de adaptação aos princípios do bloco. Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador como membros associados, participando apenas da zona de livre comércio.Desafios: superação dos desníveis econômicos.
4.     Apec: objetiva se tornar, até 2020,a maior zona de livre comércio do mundo. Agrega potências econômicas da atualidade, como Japão e EUA, ao lado de economias frágeis, como Chile e Peru. A desigualdade econômica, somada heterogeneidade cultural e política, dificulta a integração efetiva do bloco.

OS PAÍSES-BALEIA DO SUL

  • ·        BRICS- Brasil, Índia , China, Rússia e posteriormente a África do Sul
  • ·        IBAS (Índia, Brasil e África do Sul)- mecanismo de coordenação entre três países emergentes, que estão determinados a redefinir seu lugar na comunidade de nações.
  • ·        China :o país do espetáculo do crescimento: 2 maior economia mundial, o maior consumidor mundial de energia, maior poluidor atmosférico desde 2008, o país que mais aplica a pena de morte.
  • ·        Rússia: um país que busca (re)definir seu papel no cenário geopolítico mundial, grandes reservas de petróleo e gás natural, grande potência nuclear, desigualdade ,máfias, baixa na natalidade.
  • ·        Índia: Mão de obra, potência nuclear, maior exportador de computadores e forte crescimento econômico. Problemas da Índia: País muito populoso, alto índice de miséria, tem uma permanente guerra com o Paquistão.
  • ·        Brasil:  Potência agropecuária, (apresenta cerca da metade do PIB, da população e do território sul- americano e apresenta a economia e a democracia mais estável. Problemas do Brasil: Desigualdade, corrupção, enorme burocracia e infra estrutura precária. 

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário